domingo, 5 de abril de 2009

Preste atenção nos adoçantes e produtos diet



Hoje em dia, temos cada vez mais adultos e crianças com problemas para controlar o peso e é claro, procurando alternativas para o velho e calórico açúcar. O quê aparentemente parece uma decisão saudável, que trará benefícios à saúde, ou no mínimo para manter o corpo magro, pode acabar sendo uma cilada.

Vocês perceberam que atualmente a Coca-Cola faz muita propaganda da Coca-Cola Zero e quase nenhuma da Coca-Cola Light? Vocês sabem também que a Coca-Cola Zero é proibida nos EUA? E sabem o porquê?

O adoçante utilizado na Coca-Cola Zero é o ciclamato de sódio, muito mais barato que o aspartame, que é usado na Coca-Cola Light. Este é o motivo do marketing violento deste produto: MAIS LUCRO! E o motivo dele ser proibido nos EUA é que ele é CANCERÍGENO, pasmem! É comum nós acreditarmos que os produtos que estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados são inofensivos e seguros. Pensamos "Alguém deve estar pensando nisso, zelando pela nossa saúde, não preciso me preocupar", principalmente, quando os produtos são de grandes empresas, consolidadas no mercado. Ledo engano... SEMPRE devemos nos preocupar! É a lógica do capitalismo selvagem que vivemos. Portanto, vamos ler os rótulos, as bulas, e procurar informações sobre o que estamos consumindo. Lembrem-se: quanto mais industrializado o produto, maiores são as perdas nutritivas e maior a presença de substâncias sintéticas, que nem sempre foram bem estudadas quanto à sua segurança, principalmente a longo prazo.



Voltando ao ciclamato de sódio, ele é uma substância sintetizada pelo homem, classificada como edulcorante, que tem a capacidade de adoçar os alimentos, assim como o açúcar, mas com um poder adoçante muito maior que este último. Ele é permitido aqui no Brasil e a dose diária recomendada é de 11 mg/kg/dia, ou seja para uma pessoa de 60 kg, a dose máxima é de 660 mg. Uma lata de Coca-Cola Zero contém 84 mg. Que maravilha! Podemos tomar 7 latas/dia! Continuemos...

Você pode encontrar o ciclamato em diversos adoçantes vendidos no mercado, tais como, o Assugrin, Sucaryl, Doce Menor, Tal e Qual, Adocyl, Zero-Cal, Finn, Stevia Lowçucar e em diversos produtos diet, como é o caso da Coca-Cola Zero, Sprite Zero, entre outros.

O ciclamato de sódio está proibido nos EUA desde 1969, quando o FDA (Food and Drug Administration), principal órgão de controle de alimentos e fármacos dos EUA, com base em pesquisas realizadas em ratos que associaram o uso deste adoçante com câncer na bexiga, removeu a substância da listagem conhecida como GRAS, substâncias normalmente reconhecidas como seguras para uso em alimentos.

Mais recentemente estudo de Ferraz de Arruda et al. indicou danos aos rins, retardo no desenvolvimento fetal e índice de maturação placentária reduzido de ratos. Outro estudo, de Andreatta et al. confirmou a relação entre o uso contínuo de adoçantes por 10 anos ou mais, ao câncer do trato urinário.

Quem quiser correr o risco, sinta-se à vontade!

Referências:
http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?item=3&secao=36&conteudo=127
Brantom, P.G.; Gaunt, I.F.; Grasso, P. Long-term toxicity of sodium cyclamate in mice. Food and Cosmetics Toxicology, v. 11, n. 5, p. 735-746, out. 1973.
Andreatta, M.M. et al. Artificial sweetener comsuption and urinary tract tumors in Cordoba, Argentina. Preventive Medicine, v. 47, n. 1, p. 136-139, jul. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário